Você sabe o que é ROI em viagens corporativas? Este é um indicador muito importante para as empresas entenderem se realmente estão tendo lucros com seus investimentos.
Qualquer empresa em que os funcionários viajam a negócios, seja para participar de eventos ou até mesmo para fechar novos negócios, precisa de uma boa gestão baseada no ROI
Esta prática tem a ver com a construção de políticas de viagens para coordenar métodos, implementar e aplicar regras aplicadas antes, no decorrer e após as viagens de negócios.
Para os gestores, ela está relacionada à melhoria dos processos, à redução dos custos e ao maior retorno financeiro sobre o investimento. Saiba mais a seguir!
O que é ROI?
O que é ROI? ROI que dizer Return on Investment, que pode ser traduzido como retorno sobre o investimento. O ROI é muito utilizado para medir a eficácia de diferentes investimentos financeiros.
Ao fazer o cálculo corretamente, você pode avaliar se é ou não necessário modificar as estratégias utilizadas em viagens corporativas. Também torna possível maximizar as vantagens e reduzir as perdas, se necessário.
Todos os custos e despesas incorridos durante uma viagem à negócios serão analisados aqui, calculando sua produtividade para a organização.
Ter um capital pré-estabelecido, planejar viagens com antecedência e ter a ajuda da tecnologia é algo essencial para ter um retorno financeiro satisfatório.
Aprenda a Calcular o ROI para Viagens Corporativas!
Agora que você já sabe o que é ROI, como você mede o ROI das viagens realizadas pela sua empresa? É um processo estruturado, rápido e fácil?
Os cálculos do ROI são projetados para medir o retorno do capital investido. Ele compara todos os custos e despesas incorridos durante toda a viagem corporativa com o retorno planejado ou real da viagem.
Continue a leitura e confira a seguir:
- Cálculo ROI em viagens corporativas?
- O que incluir no cálculo do ROI das viagens corporativas?
Cálculo ROI em Viagens Corporativas?
A fórmula usada para obter esta informação é bem fácil de utilizar. Ainda mais, ela pode fazer toda a diferença na organização de viagens à negócios.
Em primeiro lugar, é preciso subtrair o lucro obtido do capital investido e depois dividir o resultado pelo total das despesas de viagem. Confuso? Não se preocupe. Veja aqui como calcular facilmente o ROI da sua viagem:
Aqui está a base para calcular o ROI:
ROI = (Lucro alcançado – Custo total da viagem) / Custo total da viagem.
Vamos supor que o custo da viagem foi de R$5.000 e o lucro alcançado foi de R$17.000, com isso teríamos:
ROI = (17.000 – 5.000) / 5.000
ROI = 2,4
Isto significa que o retorno foi 2,4 vezes maior que as despesas da viagem. Isto é 240%, se mostrado em porcentagem. Daí a importância em se saber exatamente o que é ROI.
O que Incluir no Cálculo do ROI das Viagens Corporativas?
Abaixo listamos os principais itens que afetam os custos das viagens à negócios e que, portanto, precisam ser incluídos na idealização.
- Passagem aérea e hospedagem;
- Deslocamentos e veículos;
- Alimentação do funcionário.
Passagem Aérea e Hospedagem
Importante em qualquer viagem corporativa, estadia em hotel e tarifa aérea são os primeiros itens a serem avaliados em termos de custo, de modo que o retorno do investimento seja vantajoso. Isso porque, quanto mais próximo da data selecionada, mais baixa será a oferta, o que aumenta os custos de ambos.
Também vale a pena considerar formas menos convencionais de acomodação e transporte, como o Buser e a Airbnb, que geralmente fornecem valores mais acessíveis, não deixando nada a desejar em termos de qualidade de serviço e conforto.
Deslocamentos e Veículos
Ao saber o que é ROI, você notará que incluir este item é essencial. Quando você for planejar viagens corporativas, você deve prever como o funcionário irá viajar até o seu destino. Uma das possibilidades mais frequentes é o aluguel de automóveis ou o transporte através de apps como 99 e Uber.
Com a utilização de contas corporativas em apps de deslocamento é viável focar a gestão de tais custos com o transporte, para que o funcionário possa escolher aquele que seja mais barato e rápido para o deslocamento.
Alimentação do Funcionário
É essencial estabelecer uma cota diária, com base em uma pesquisa sobre os custos médios de alimentação na cidade para onde o funcionário vai. Desta forma, o funcionário poderá se organizar com base em suas preferências, sem extrapolar o custo desejado.
Caso a organização já possua um sistema de vale-refeição, poderá ser uma opção recarregar o cartão com o custo encontrado na pesquisa, de acordo com a proporção de dias que o funcionário estará em viagem.
Conclusão
É isso aí! Agora você sabe o que é ROI e como ele funciona em viagens à negócios. O que mais conta nesta etapa é ter um planejamento correto para garantir a sustentabilidade das viagens corporativas.
Só então será viável crescer conscientemente para superar a concorrência sem perder a saúde financeira da empresa.
Temos muitos outros conteúdos como este, não deixe de conferir! Quer receber nossa ligação? Clique aqui e saiba mais! Ou então, clique aqui e fale com nossos especialistas em viagens corporativas!